A Maloca Arte e Cultura é uma casa de cultura que desenvolve suas atividades no antigo Centro Comunitário 10 de Outubro, na rua Maria Pink Luiz, 100.

Ao longo dos seus quatro anos de história tem realizado diversos cursos como uma turma de EJA (Educação de Jovens e Adultos), cursos de línguas estrangeiras, como Inglês, Espanhol , Francês, cursos de desenho artístico, teatro, artesanato, violão, eletricidade predial, xadrez, atendimento psicológico, entre outros. Além de atividades culturais e oficinas como capoeira, rodas de samba de coco, Lian Gong, aulas de percussão. E como uma forma de expor e divulgar a arte e a cultura realizamos saraus e festivais, com muita poesia e música. Trouxemos festivais como a Mostra Luta de Campinas e a Seda (Semana de Áudio Visual – Campinas) assim como peças de teatro e cine-debates.

Além disso, tentamos melhorar a estrutura física do Centro Comunitário. Consertamos telhados quebrados, mantemos a grama baixa (já que o órgão da prefeitura responsável poucas vezes realizaram essa tarefa), plantamos mudas de árvores, trocamos vários vidros das janelas, pintamos e grafitamos as paredes externas e internas, além de vários consertos como problemas de encanamento, elétricos e de iluminação do espaço externo da Maloca. Estamos também num processo de formação de uma horta comunitária e de um jardim para aproveitar melhor o espaço verde.

Todas nossas atividades são gratuitas e todos os professores são voluntários. O espaço é aberto à todos que quiserem desenvolver atividades voltadas ao bairro e à cidade como um todo. Tentamos fazer da Maloca um lugar onde todos são respeitados e todos possam participar de forma igual. Sabemos que ainda temos muito por fazer.