1º semestre de 2019!

Clicando aqui, você tem acesso ao formulário de inscrição para cursos e atividades da Maloca Arte e Cultura do primeiro semestre de 2019. Todos cursos e atividades são gratuitas e terão início em março.

Os cursos confirmados até o momento:

SEGUNDAS

Inglês Básico (às 09h30 – semanal): aula de inglês para iniciantes.

Capoeira (às 19h – semanal)

Grupo de Estudos sobre Educação Popular (das 19h30 às 21h30 – semanal): discussão coletiva sobre experiências e teorias relacionadas à educação popular de modo transformador.

TERÇAS

Lian Gong (das 08h às 09h – semanal nas terças e quintas): prática oriental, integrando a tradição milenar das artes corporais chinesas aos conhecimentos da medicina ocidental, técnica que ajuda a prevenir dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural.

Artesanato (às 09h – semanal): iniciaremos o curso com “ponto cruz”. É necessário trazer o material. A lista será entregue no primeiro dia de aula.

Teatro (das 13h30 às 16h30 – semanal): aulas de teatro para iniciantes.

Leitura d’ O Capital (das 19h às 21h – quinzenal): leitura coletiva do livro “O Capital” de Karl Marx.

Curso – Direito e crítica do Direito (Terças às 19h30 – quinzenal)
O curso irá apresentar pressupostos básicos da teoria do direito – envolvendo questões práticas e teóricas nas mais diversas áreas, levando ao conhecimento dos optantes do curso, quais os direitos que lhe são inerentes e as possibilidades de concretização desses direitos – e das instituições que o compõe, bem como uma crítica dirigida as limitações que o direito possui em si mesmo para uma verdadeira emancipação humana. 
Será dada ênfase a áreas mais sensíveis do direito, apresentando noções gerais de: Direito Constitucional, Consumidor, Trabalhista, Penal, Civil, sem negligenciar as demais áreas.

QUARTAS

Exercícios orientais de respiração, alongamento e auto-massagem (Quartas às 19h – semanal): aulas baseadas no Shiatsu, promovendo autoconhecimento, relaxamento e bem-estar físico e mental.

Violão (às 19h – semanal): aulas de violão para iniciantes.

Lindy Hop (às 19h30 – semanal): dança de origem afro-americana, como uma mistura de outras danças: o Breakaway, o Charleston e o sapateado. É dançada ao som de Swing Jazz, a dois, sozinho ou em grupos nas rodas, em tempos variados, desde bem lento, até bem rápido.

QUINTAS

Horta da Maloca (quintas e sábados de manhã – semanal): a Maloca Arte e Cultura tem um amplo espaço verde onde fazemos hortas e trabalho de jardinagem. Venha se juntar a nós nesse projeto de deixar a Maloca ainda mais bonita e trocarmos experiências.

Lian Gong (das 08h às 09h – semanal nas terças e quintas).

Oficina de Dança Popular de Origem Afro (das 17h00 às 18h30 – semanal).

Alemão II (18h30 – semanal): aulas pra quem tem um conhecimento prévio da língua alemã.

Alemão I (às 19h30 – semanal): aulas de alemão para iniciantes.

Mulheres na poesia (19h30 às 21h30 – quinzenal): leitura e reflexão coletiva de poemas escritos por mulheres.

Grupo de Estudos Libertários (das 19h30 às 21h30): estudos coletivos sobre o pensamento libertário ao longo da história, como anarquismo, zapatismo, socialismo libertário, dentre outros.

SÁBADOS

Espanhol básico (às 10h30 – semanal): aulas de espanhol para iniciantes.

Oficinas: Produção de Poesia – “Poesia em tudo” (das 10h às 11h30 – semanal): A poesia está em tudo. Tudo é poesia? A oficina “Poesia em tudo” busca percorrer pelos meandros das palavras, rimas e versos partindo do princípio da essência da concepção e construção de um poema. O objetivo é despertar nas/os participantes a inspiração para interpretar os elementos presentes no imaginário e transpô-los para o papel como sinônimo de liberdade por meio das palavras. Para pessoas acima de 10 anos.

Informática (às 13h30 – semanal): aulas de informática para iniciantes.

Conversas Livres sobre Trabalho e sua Organização (às 15h – quinzenal): Através de conversas quinzenais realizadas no primeiro e terceiro sábado, as 15h, de cada mês vamos promover um espaço para entendimento do mundo do trabalho, dos desafios para as pessoas trabalhadoras e as formas de se organizarem para garantir direitos básicos, bem estar e liberdade.

Inglês Básico (às 14h – semanal): aulas de inglês para iniciantes.

DOMINGOS

Oficinas de teatro do oprimido (às 15h – semanal): teatro do Oprimido (TO) é um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas por Augusto Boal.

Oficina Culinária (domingo às 15h – mensal): Troca de conhecimento e dicas para preparo de pratos em geral.
Todo terceiro domingo do mês pontualmente as 15h.

Grupo de estudos sobre masculinidade tóxica (às 17h – mensal): características que são atribuídas de maneira estereotipada que muitas vezes nocivas ou restritivas aos próprios homens e às pessoas que estão ao seu redor.

Grupo de estudos sobre Permacultura (às 17h – quinzenal): A permacultura é um sistema de princípios agrícola e social de design centrado em simular ou utilizar diretamente os padrões e características observados em ecossistemas naturais.

Clube do Livro (dia e horário a combinar com a turma que se inscrever): leitura e debate sobre livros que o grupo escolher, com foco nos livros que os principais vestibulares pedem.

Grupos de Estudos Críticos sobre Branquitude (dia e horário a combinar com os inscritos): Racismo é problema de gente branca! A gente que é minoria no Brasil, mas classifica os demais como “outros” e nos esquivamos de ser classificados. O padrão racial posto nos beneficia, mas nele só a gente cabe. Vamos tod@s trocar ideia sobre isso?

Oficinas de Janeiro de 2019